APENASEU

Wednesday, May 20, 2009

Da minha estante XV


(Escre)ver-me


nunca escrevi


sou

apenas um tradutor de silêncios


a vida

tatuou-me nos olhos

janelas

em que me transcrevo e apago


sou

um soldado

que se apaixona

pelo inimigo que vai matar


Destino


à ternura pouca

me vou acostumando

enquanto me adio

servente de danos e enganos


vou perdendo morada

na súbita lentidão

de um destino

que me vai sendo escasso


conheço a minha morte

seu lugar esquivo

seu acontecer disperso


agora

que mais

me poderei vencer?


Mia Couto, Raiz de Orvalho e Outros Poemas, Lisboa, Ed. Caminho, 1999

5 Comments:

  • Um grande escritor, um belo poeta da língua portuguesa.
    Beijinhos.

    By Blogger João Roque, at 6:38 AM  

  • adoro Mia Couto! sai-se tão bem na poesia que até dá inveja!

    By Blogger paulo, at 2:01 PM  

  • Pinguim e Paulo, não podia estar mais de acordo. Inveja mesmo :D
    Beijinh@s

    By Blogger S.M., at 3:02 PM  

  • Olá!
    Muito bom!! ;)
    Tens bom gosto miúda!! :D
    Beijinhos e porta-te mal!! ;)

    By Blogger Adolescente Gay, at 2:01 PM  

  • S.M. (será Sua Majestade ?)
    O Mia Couto é de facto um grande escritor (confesso já que sou suspeita , porque sou amiga dele). No entanto pode ver-se com clareza o grande escritor que ele é. Mesmo quando escreve em prosa , a poesia, está lá , sempre presente. Ele é actualmente uma das grandes vozes da literatura de língua portuguesa.
    Já leste"E se Obama Fosse Negro ?", é um excelente livro de crónicas e conferências.
    Agora uma boa notícia: lá para o fim do ano temos novo romance. Espero com ansiedade.
    Um abraço
    Nocturna

    By Blogger Nocturna, at 10:18 AM  

Post a Comment

<< Home