APENASEU

Thursday, March 26, 2009

Florbela, bela...

Florbela Espanca no Parque dos Poetas , em Oeiras.
Resolvi escrever um pequeno conto para o concurso do blog Tangas Lésbicas . Por uma daquelas engrenagens que ninguém percebe como( se calhar a culpa foi do adolescente gay ...lol) "apareceu-me" Florbela Espanca na imaginação e por isso o conto se chama " A rapariga que gostava de Florbela Espanca" ( não posso reproduzí-lo aqui por motivos óbvios... pelo menos por agora). Precisei de citar alguns poemas de Florbela. Aqui ficam dois dos eleitos:
*
Volúpia
*
No divino impudor da mocidade,
Nesse êxtase pagão que vence a sorte,
Num frémito vibrante de ansiedade,
Dou-te o meu corpo prometido à morte!
*
A sombra entre a mentira e a verdade...
A núvem que arrastou o vento norte...
- Meu corpo! Trago nele um vinho forte:
Meus beijos de volúpia e de maldade!
*
Trago dálias vermelhas no regaço...
São os dedos do sol quando te abraço,
Cravados no teu peito como lanças!
*
E do meu corpo os leves arabescos
Vão-te envolvendo em círculos dantescos
Felinamente, em voluptuosas danças...
Charneca em flor
*
Enche o meu peito, num encanto mago,
O frémito das coisas dolorosas...
Sob as urzes queimadas nascem rosas...
Nos meus olhos lágrimas apago...
*
Aseio! Asas abertas! O que trago
Em mim? Eu oiço as bocas silenciosas
Murmurar-me as palavras misteriosas
Que perturbam meu ser como um afago!
*
E, nesta febre ansiosa que me invade,
Dispo a minha mortalha, o meu burel,
E já não sou ,Amor, Sóror Saudade...
*
Olhos a arder em êxtases de amor,
Boca a saber a sol, a fruto, a mel:
Sou a charneca rude a abrir em flor !
*
Sonetos Completos ( com um prefácio de José Régio), Coimbra, Livraria Gonçalves, 1946 (7ª edição), pp. 126 e 97.

6 Comments:

  • Eu adoro poesia. É fantástico como um "monte de letras" pode exprimir tantos sentimentos, pelo menos é a minha opinião!
    No que me toca, não tenho jeito nenhum! O máximo que consigo escrever é um terceto ou uma quadra. E ando a dar isto em Português!
    Beijinhos
    PS: Férias, mas não para os professores...

    By Blogger Boy95, at 4:06 AM  

  • Olá!!
    Está confirmado: O tal livro é da Irene Lisboa, pelos vistos e uma grande autora ( li o livro dela, pensando que era de autora. Mas ok, ninguém percebeu loool xD)!
    Estas a culpar-me?? lool xD Ok, ok eu deixo!! :)
    Beijinhos e porta-te mal!! ;)

    By Blogger Adolescente Gay, at 3:36 PM  

  • Boy95, concordo plenamente contigo. E volto a dizerque tu escreves muito bem. Podes não ser um poeta (lol) , mas podes ser um bom prosador.
    Beijinh@s e volta sempre

    By Blogger S.M., at 7:38 AM  

  • adolescente gay, tu n existes!!!
    Pois, compreendo...lololololo
    Bjk@s

    By Blogger S.M., at 7:43 AM  

  • ouve lá, já tenho o volume de 2008, mas estás lá? ou estás no de que virá a sair?
    ok, com esse título não estás lá... ou estás disfarçada com outro nome, heim?

    beijos

    By Blogger paulo, at 4:11 AM  

  • Não Paulo, não participei no volume de 2008 (com muita pena minha), mas conto estar no que sairá este ano. Com o meu nome, claro, que armários é mais para a roupa :D
    Bjk@s

    By Blogger S.M., at 12:41 PM  

Post a Comment

<< Home