APENASEU

Wednesday, January 21, 2009

Da minha estante XVII

.
O NARCISO
Vestido de seda estampada, o corpo dela era o verão em sua frágil exuberância. Ela acendia o cigarro. Olhava-me insistentemente. Por uma fracção de segundo seus olhos pareciam gelo.
.
A casa tinha uma atmosfera pouco comum. Sobre as mesas os objectos marcavam uma presença estética inconfundível. A luz filtrava-se através de cristais. A folhagem das árvores erguia-se majestosamente. Nas clarabóias o princípio da noite era de prata.
.
De encontro ao meu corpo, a seda do vestido deslizava em cambiantes azulados. Ela abandonava--se à carícia , à surpresa de outro corpo. Descia as pálpebras, querendo guardar a perturbação. A música, o magnífico seio endurecido sobre o coração. Na taça de água o narciso desprendia um aroma doce, a noite definia-se na paisagem. (...)
(p. 172)
.
***
.
Homens de encontro ao muro. Seus corpos desfaziam-se em linhas de poeira. Um homem de encontro a outro homem na beleza da folhagem. As pernas em farrapos de lume.
(p. 134)
.
Isabel de Sá, Repetir o Poema (1979-1999), V.N. Famalicão, Ed. Quasi, 2005
.

4 Comments:

  • Gostei muito.
    Beijinho.

    By Blogger João Roque, at 9:17 PM  

  • olha, também há Narcisos femininos! eu ainda tenho de entranhar melhor a Isabel de Sá.
    beijos e abraços
    (a foto é belíssima)

    By Blogger paulo, at 3:55 AM  

  • Grande, grande abraço também para ti, pinguim. Posso não comentar sempre mas sou assídua no teu cantinho no qual me sinto muito em casa :)

    By Blogger S.M., at 12:39 PM  

  • Paulo,
    Olá se há, Narcis@s femininos...lol
    Não gosto de tudo o que escreve a Isabel de Sá, mas tem textos muito bonitos e uma imagética forte e por vezes sinestésica...um pouco na linha da "minha" Judith Teixeira ( só nisto, pq de resto pouco mais têm em comum,a não ser o gostarem de escrever sobre e "com" o corpo feminino". Talvez mereça uma leitura tua :)
    Beijinh@s

    By Blogger S.M., at 12:43 PM  

Post a Comment

<< Home