APENASEU

Tuesday, July 17, 2007

Da minha estante IX


Nuit étoilée à St Rémy - 1889 , de Van Gogh


Feminina
(Fragmento)


Eu queria ser mulher pra me poder estender
Ao lado dos meus amigos, nas banquettes dos Cafés.
Eu queria ser mulher para poder estender
Pó de arroz pelo meu rosto, diante de todos, nos Cafés.
*
Eu queria ser mulher pra não ter que pensar na vida
E conhecer muitos velhos a quem pedisse dinheiro -
Eu queria ser mulher para passar o dia inteiro
A falar de modas e fazer"potins" - muito entretida.
*
Eu queria ser mulher para mexer nos meus seios
E aguçá-los ao espelho, antes de me deitar -
Eu queria ser mulher pra que me fossem bem estes enleios,
Que num homem, francamente, não se podem desculpar.
*
Eu queria ser mulher para ter muitos amantes
E enganá-los a todos- mesmo ao predilecto -
Como eu gostava de enganar o meu amante loiro, o mais esbelto,
Com um rapaz gordo e feio, de modos estravagantes...
*
Eu queria ser mulher para excitar quem me olhasse,
Eu queria ser mulher pra me poder recusar...
................................................................................
*
Mário de Sá Carneiro , 1916

9 Comments:

  • Olá S.M obrigado pela visita ao meu cantinho. Devo dizer que também adorei este blogue tão cheio de poesia.
    Beijinhos

    By Blogger Special K, at 11:28 AM  

  • obrigada pela visita :)
    SM de quê? sado-masô? sua majestade (real ou irreal)?
    até já.

    By Anonymous Anonymous, at 5:53 PM  

  • Olá, «Apenaseu»!
    Obrigado pela visita! Acho que tive sorte em ter vindo aqui hoje: este post tem tudo aquilo de que gosto. Parabéns!
    Trago duas prendinhas: uma do meu blogue e outra para veres e ouvires. Espero que gostes.

    http://olisipus.blogspot.com/2006/10/on-gray-rainy-day.html

    http://www.youtube.com/watch?v=E5-kMXwkmPk

    Beijinho! :-)

    By Blogger RIC, at 12:54 AM  

  • :) que estante!!! muito boa escolha

    By Blogger João Magalhães, at 12:37 AM  

  • Obrigada a tod@s!
    Tangas, o meu próximo post vai responder à tua questão ( vão ficar desapontados...)
    João, tens de vir cá a casa conhecer a minha estante...e já agora o resto da familía. :)
    Beijinhos e bom fim de semana!!!!

    By Blogger S.M., at 9:03 AM  

  • Um belo poema em homenagém á feminilidade... :)

    Bjs!

    By Blogger Angell, at 1:21 PM  

  • Belo poema...
    Apesar de ser erradamente intitulada de ser "fraco", cá pra mim, a mulher e detentora de muita força interior...

    By Blogger lampejo, at 1:38 PM  

  • Adoro Mário Sá Carneiro e este poema é muito especial pelo que encerra fora das palavras... as imagens e os pensamenos afloram....
    Obrigada pela tua visita no nosso cantinho! Volta sempre!
    Por nossa parte gostámos muito do teu espaço; voltaremos com certeza! ;)
    Beijos*******

    By Anonymous Anonymous, at 8:11 AM  

  • Obrigada pelas visitas e pela simpatia angell, lampejo e lua. Também acho este poema fantástico, até pela dose de coragem e exposição que encerra. Infelizmente Mário de Sá-Carneiro suicidou-se antes de o concluir ( ou não o terá querido concluir) e este fragmanto não está publicado nos livros de poesias dele, encontrando-se apenas na Correspondência com Fernando Pessoa (cuja leitura recomendo a quem se interessar pela obra destes dois grandes vultos da nossa poesia moderna).
    Beijinhos a tod@s!

    By Blogger S.M., at 4:01 AM  

Post a Comment

<< Home