APENASEU

Friday, November 17, 2006

Sugestões de Leitura II


Crónicas de Bons Costumes
Guilherme de MELO, Editorial Notícias, 2004

Pela mão de uma escrita clara, objectiva e, sobretudo, muito inteligente, este livro leva-nos a “espreitar” as mais comuns cenas do nosso quotidiano. Casos típicos que todos (re) conhecemos, em que talvez já nos tenhamos visto envolvidos como participantes ou meros espectadores… cenas da vida de todos os dias, daquelas que ouvimos contar nos transportes públicos, que lemos nos jornais ou comentamos com a colega de trabalho. Estórias a que não damos geralmente grande importância mas que marcaram vidas e que por nós passam, frequentemente em silêncio…
Da extrema ternura do conto O Beijo, à extrema violência patente na Sabedoria Popular ou nos Sinais, desfilam imagens numa escrita, às vezes, quase cinematográfica. São pequenos “trailers”, “flashes” sobre os “bons costumes” tão caros à dominante e institucionalizada hipocrisia social. Guilherme de Melo põe o dedo em todas as feridas (do adultério à violência doméstica e sexual, da homossexualidade clandestina ao gosto pela aparência e pela política da avestruz…), sem pré-conceitos, sem juízos de valor, sem conclusões: esses são deixados ao leitor para que pense o que melhor lhe aprouver…
Trata-se de uma leitura muitíssimo agradável, simples sem ser simplista, bem adequada a quem tem pouco tempo diário para dedicar aos livros, uma vez que a extensão de cada conto raramente ultrapassa as três páginas. Ler Guilherme de Melo é como uma conversa cativante e didáctica. Transparece nas suas frases, normalmente curtas, directas e concisas, toda a sua longa experiência de vida e um profundo humanismo (para além de uma sinceridade tocante e transparente).
Permito-me aqui recordar que este conceituado jornalista é autor de outras obras que merecem igualmente uma leitura atenta: “O Homem que Odiava a Chuva” (contos), “A Sombra dos Dias” (romance autobiográfico que “agitou” de alguma forma o portuguesíssimo marasmo cultural à altura da sua publicação) e “Gayvota” (um olhar (por dentro) sobre a homossexualidade), para referir apenas as mais conhecidas.
“Crónicas de Bons Costumes” pode ser uma porta de entrada para o universo ficcional de Guilherme de Melo. E certamente não daremos por mal empregue o tempo que por lá andarmos.


(texto publicado originalmente no boletim do Clube safo, Zona Livre, Março de 2005)

2 Comments:

  • Acho muito boa ideia a sugestão de leituras acompanhadas de breve resumo e da tua opinião. Vou estar atenta!

    By Blogger Fénix, at 1:41 PM  

  • Obrigada, Fénix, és uma querida. Estes dois textos foram escritos com um objectivo claro: dar a conhecer, a um publico específico, duas obras que me pareciam de leitura útil e, de certa forma, pedagógica. Vou tentar acrescentar outros, quando tiver tempo, mas agora de forma mais simples ( ou não!). Beijinhos

    By Blogger S.M., at 2:08 AM  

Post a Comment

<< Home