APENASEU

Thursday, February 03, 2011

Sophia para sempre...



O poema

O poema me levará no tempo
Quando eu já não for eu
E passarei sozinha
Entre as mãos de quem lê
O poema alguém o dirá
Às searas
Sua passagem se confundirá
Como rumor do mar com o passar do vento
O poema habitará
O espaço mais concreto e mais atento
No ar claro nas tardes transparentes
Suas sílabas redondas
(Ó antigas ó longas
Eternas tardes lisas)
Mesmo que eu morra o poema encontrará
Uma praia onde quebrar as suas ondas
E entre quatro paredes densas
De funda e devorada solidão
Alguém seu próprio ser confundirá
Com o poema no tempo

(Livro Sexto (1962))

(Clique no título deste post para ver a mensagem da Biblioteca Nacional)

8 Comments:

  • A Sophia não precisava de mais um blog a falar dela, a transcrever os seus versos; mas precisávamos nós, os inúmeros apaixonados pelas palavras desta Senhora!

    By Blogger João Roque, at 11:59 PM  

  • foste à inauguração? e foste ao colóquio? eu, para varia, não tive tempo nem de ir a um lado nem ao outro...

    By Blogger paulo, at 11:16 AM  

  • Olha que é ela! A mana voltou!!! :D

    Sem dúvida, grande Sophia!

    Beijinhos e porta-te mal!! ;)

    By Blogger Adolescente Gay, at 3:51 PM  

  • Obrigada pelo teu carinho, pinguim.Eu tenho uma ligação especial à poesia de Sophia. Comecei a lê-la muito nova, ainda criança e foi o abrir de uma porta...
    Talvez por isso me tenha emocionado tanto esta exposição.

    By Blogger S.M., at 2:29 PM  

  • Olá, menino Paulinho.Infelizmente a minha vida não me permitiu ir ao Colóquio , com grande pena... mas fui à inauguração de exposição e acho que valeu a pena. Há uma visita guiada prometida ( creio que saberás por quem) e que te inclui. Espero ver-te por lá :)

    By Blogger S.M., at 2:32 PM  

  • Adolescente!!! Que saudades! Vou tentar manter-me por aqui, sim...
    Beijinh@s

    By Blogger S.M., at 2:34 PM  

  • inclui-me? como assim? nem sei de nada.

    By Blogger paulo, at 2:42 PM  

  • Ehehehe, saberás na devida altura ( quem te incluiu fui eu, sabendo que serás incluido...)
    :)

    By Blogger S.M., at 2:05 AM  

Post a Comment

<< Home